Durante grande parte dos séculos 19 e 20 acreditou-se que a inteligencia era algo facilmente medida, e para isso era utilizado o teste de QI. Mais tarde, percebeu-se que haviam outros tipos de inteligencia, o que viria a explicar o porquê de muitas pessoas que não tinham o QI alto ou na medida obtinham muito sucesso na vida também.
Há 7 tipos de inteligencia: a inteligencia linguística, a inteligencia motora, inteligencia lógica, inteligencia espacial, inteligencia musical, inteligencia intrapessoal e inteligencia interpessoal.
A inteligencia emociona (IE), assunto deste post, engloba as inteligencias intrapessoal e interpessoal.
A inteligencia intrapessoal tem como característica principal compreender e identificar as próprias emoções e lidar com elas de forma adequada ás várias situações e objetivos pessoais.
Já a inteligencia interpessoal é caracterizada pela capacidade de entender e reagir corretamente frente a desejos, temperamentos, ideias, valores, interesses, motivações e humor de outras pessoas.
Se uma pessoa tem estes dois tipos de inteligencia bem desenvolvidos, ela obterá mais equilíbrio em suas atividades do dia a dia.
Isto fará com que a qualidade de vida aumente, pois o controle das emoções faz com que um individuo alcance seus objetivos pessoais e também aumente o seu rendimento no trabalho.
Mas, como desenvolver a inteligencia emocional?
Existem algumas ccompetênciasque devem ser observadas. São elas:
Autopercepção, diz respeito a uma pessoa compreender e manipular de modo consciente e confiante as suas emoções para desenvolver o comportamento correto diante das emoções. Procurar o feedback de outras pessoas quanto às duas atitudes ajuda a se conhecer melhor e portanto, se portar melhor frente ao outro.
Autogestão: se refere ao nosso autocontrole, ou seja, a nossa capacidade de usar nossas emoções de modo a facilitar o bom desenvolvimento do dia-a-dia de nossas vidas.
O famoso contar até 10 para não xingar o próximo é sempre bem vindo.
Deixar para fazer uma decisão difícil após uma noite de sono pode arejar as ideias e garantir um comportamento mais tranquilo, segundo a revista EXAME.
Motivação:é a capacidade da pessoa de dirigir suas emoções a serviço de um determinado objetivo.
Empatia: se refere ao indivíduo perceber seus anseios e os trabalhar de forma positiva para que com isso consiga cultivar sintonia com o maior número de pessoas possível.
Percepção Social: se caracteriza pela desenvoltura em relacionamentos interpessoais.
Uma boa dica é chamar as pessoas pelo nome, isso desarmar e faz o outro "baixar a guarda".
Além disso, reserve um tempo para observar as pessoas, como elas falam, riem e interagem com as outras. Desta forma você terá dicas importantíssimas de como tratar cada indivíduo.
E, não se esqueça de parar para ouvir o outro. Esta é uma capacidade que muitos estão deixando de lado, mas que é uma excelente maneira de estreitar laços e ganhar a empatia dos outros.
Gestão de relacionamentos: diz respeito a gerir de forma eficiente o seu relacionamento com o outro.
Não imponha, explique as suas decisões. Isso ajudará ao outro a compreendê-lo melhor.
Demonstre interesse pelo outro. A atenção é uma coisa que todo ser humano busca.
Peça desculpas quando for necessário. E tenha sempre sabedoria ao falar. Segundo a revista EXAME "é melhor dizer uma frase como “eu fiz algo que afetou você” do que “você fez algo que me afetou”. Se o outro entende que você não o culpa pelo problema, aumentam as chances de reconciliação."
Curiosamente, estas habilidades são percebidas em uma pequena parcela da população. Pessoas que desenvolvem a inteligencia emocional se tornam ótimos líderes, uma vez que ganham a simpatia das pessoas e conseguem dialogar e solucionar problemas com maestria.
Não fique triste se você não possui todas as habilidades citadas acima. A boa notícia é que o ser humano é passível de aprender e modificar a si mesmo. Para isso não deixe de colocar em prática as características citadas neste post. Quanto mais praticamos uma determina coisa, mais nos aperfeiçoamos nela.
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Bibliografia:
http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11927&langid=1 (acesso dia 29/09/2014)
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/auto-conhecimento/7-tipos-de-inteligencia/
http://www.brasilescola.com/psicologia/inteligencia-interpessoal.htm
A importância da inteligencia emocional na atuação de um líder. Junqueira, Fernanda Campo; Couto, Elisama de Souza Aguiar; Pereira, Marlon Kenup
UGB
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