segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Inteligencia emocional, você tem?

segunda-feira, setembro 29, 2014



Durante grande parte dos séculos 19 e 20 acreditou-se  que a inteligencia era algo facilmente medida, e para isso era utilizado o teste de QI. Mais tarde, percebeu-se que haviam outros tipos de inteligencia, o que viria  a explicar o porquê de muitas pessoas que não tinham o QI alto ou na medida obtinham muito sucesso na vida também.

Há 7 tipos de inteligencia: a inteligencia linguística, a inteligencia motora, inteligencia lógica, inteligencia espacial, inteligencia musical, inteligencia intrapessoal e inteligencia interpessoal.

A inteligencia emociona (IE), assunto deste post, engloba as inteligencias intrapessoal e interpessoal.

A inteligencia intrapessoal tem como característica principal compreender e identificar as próprias emoções e lidar com elas de forma adequada ás várias situações e objetivos pessoais.

Já a inteligencia interpessoal é caracterizada pela capacidade de entender e reagir corretamente frente a desejos, temperamentos, ideias, valores, interesses, motivações e humor de outras pessoas.

Se uma pessoa tem estes dois tipos de inteligencia bem desenvolvidos, ela obterá mais equilíbrio em suas atividades do dia a dia.

Isto fará com que a qualidade de vida aumente, pois o controle das emoções faz com que um individuo alcance seus objetivos pessoais e também aumente o seu rendimento no trabalho.

Mas, como desenvolver a inteligencia emocional?

Existem algumas ccompetênciasque devem ser observadas. São elas:

Autopercepção, diz respeito a uma pessoa compreender e manipular de modo consciente e confiante as suas emoções para desenvolver o comportamento correto diante das emoções. Procurar o feedback de outras pessoas quanto às duas atitudes ajuda a se conhecer melhor e portanto, se portar melhor frente ao outro.

Autogestão: se refere ao nosso autocontrole, ou seja, a nossa capacidade de usar nossas emoções de modo a facilitar o bom desenvolvimento do dia-a-dia de nossas vidas.
O famoso contar até 10 para não xingar o próximo é sempre bem vindo.

Deixar para fazer uma decisão difícil após uma noite de sono pode arejar as ideias e garantir um comportamento mais tranquilo, segundo a revista EXAME.

Motivação:é a capacidade da pessoa de dirigir suas emoções a serviço de um determinado objetivo.

Empatia: se refere ao indivíduo perceber seus anseios e  os trabalhar de forma positiva para que com isso consiga cultivar sintonia com o maior número de pessoas possível.

Percepção Social:
 se caracteriza pela desenvoltura em relacionamentos interpessoais.

Uma boa dica é chamar as pessoas pelo nome, isso desarmar e faz o outro "baixar a guarda".

Além disso, reserve um tempo para observar as pessoas, como elas falam, riem e interagem com as outras. Desta forma você terá dicas importantíssimas de como tratar cada indivíduo.

E, não se esqueça de parar para ouvir o outro. Esta é uma capacidade que muitos estão deixando de lado, mas que é uma excelente maneira de estreitar laços e ganhar a empatia dos outros.

Gestão de relacionamentos: diz respeito a gerir de forma eficiente o seu relacionamento com o outro.

Não imponha, explique as suas decisões. Isso ajudará ao outro a compreendê-lo melhor.

Demonstre interesse pelo outro. A atenção é uma coisa que todo ser humano busca.

Peça desculpas quando for necessário. E tenha sempre sabedoria ao falar. Segundo a revista EXAME "é melhor dizer uma frase como “eu fiz algo que afetou você” do que “você fez algo que me afetou”. Se o outro entende que você não o culpa pelo problema, aumentam as chances de reconciliação."

Curiosamente, estas habilidades são percebidas em uma pequena parcela da população. Pessoas que desenvolvem a inteligencia emocional se tornam ótimos líderes, uma vez que ganham a simpatia das pessoas e conseguem dialogar e solucionar problemas com maestria.

Não fique triste se você não possui todas as habilidades citadas acima. A boa notícia é que o ser humano é passível de aprender e modificar a si mesmo. Para isso não deixe de colocar em prática as características citadas neste post. Quanto mais praticamos uma determina coisa, mais nos aperfeiçoamos nela.

Gostou? Compartilhe!

Bibliografia:
http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11927&langid=1 (acesso dia 29/09/2014)
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/auto-conhecimento/7-tipos-de-inteligencia/
http://www.brasilescola.com/psicologia/inteligencia-interpessoal.htm

A importância da inteligencia emocional na atuação de um líder. Junqueira, Fernanda Campo; Couto, Elisama de Souza Aguiar; Pereira, Marlon Kenup
UGB




Escrito por

Sou uma pessoa que presta muita atenção aos detalhes. Filmes e conversas sempre me fazem refletir. Presto atenção nas cores que vejo pelo caminho. Sorrio com conversas interessantes que ouço no ônibus. Prezo pela sinceridade, respeito e amor. Amo escutar música, fotografar e comer sorvete e açaí. Gosto muito do meu trabalho: Design e marketing web. Gosto de estar em família e com meus amigos. Mas, Antes de Tudo, Amo a Deus. Todos os dias agradeço por poder viver!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente! =]

 

© 2013 Olhe, Veja:Enxergue!. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top