quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bic - propaganda de que?

quarta-feira, dezembro 29, 2010


Quando se pensa em bic, se pensa em caneta. A marca já é conhecida no mercado e é destinada a um público popular. Porém a Bic não fabrica somente caneta.

Eis a grande jogada de marketing: a pessoa que fez a propaganda acima aproveitou a mesma imagem, para fazer propaganda de dois produtos da Bic, ou seja, a caneta e o aparelho de barbear.

Analisarei primeiramente separadamente cada “quadro” da propaganda.

No primeiro quadro, a imagem da caneta não aparece, mas o “leitor” da propaganda logo percebe que se trata da caneta, pois além das linhas azuis que são a barba do homem, aparece o nome e o logotipo da Bic no lado superior direito do anuncio. A imagem da caneta é imaginada por quem vê o anuncio.

Já no segundo quadro da propaganda, aparece a imagem (que parece ter sido feita a “caneta”, por causa de sua cor azul) do aparelho de barbear, sendo que a marca Bic aparece logo acima do desenho para reforçar que a Bic também faz aparelhos de barbear.

Indo mais a frente na análise dessa propaganda, podemos dizer que o primeiro quadro reforça o segundo, ou que os dois juntos nos transmitem uma linguagem mais profunda. Sabe-se que a qualidade da caneta Bic já é comprovada pelos consumidores e, como já falado acima, quando se pensa em Bic, se pensa em caneta. A propaganda tenta passar (usa) esse conceito de qualidade que é destinado a caneta ao aparelho de barbear. Veja só: as linhas da barba desenhada a caneta viram o aparelho de barbear, passa-se a impressão de um só. Se a caneta da Bic tem qualidade, logo, deduz-se que o aparelho de barbear também possui a mesma qualidade, pois se tratam de dois produtos da mesma empresa.

Ou ainda, tomando-se como base os dois quadros, poder-se-ia pensar: a Bic pode transformar-se no que você precisa!

Uma outra questão a ser colocada aqui, é como a propaganda induz o seu público alvo – no caso do aparelho de barbear, homens que fazem barba de classe popular- a comprar o produto. Quando a pessoa que criou tal propaganda coloca o “antes” e o “depois” de usar o barbeador ele provavelmente quis dizer que: “Se você está barbudo, você precisa de Bic!”

Um outro fator que deve ser falado é que tal propaganda usa como recurso a linguagem cômica. É como se alguém tivesse desenhado numa foto, faz-nos lembrar de história em quadrinhos.

Falemos um pouquinho da estrutura física da propaganda. É usado a mesma foto nos dois quadros da propaganda: um homem( em linguagem gestaltiana: configuração real) com uma expressão singela, que não muda a fisionomia mesmo depois que é retirado a sua barba de “caneta”. È enfatizada a cor azul, que faz lembrar os traços da caneta Bic. É utilizado o desenho do barbeador, para enfatizar o aparelho da bic. E também é usado a marca e logotipos, o que faz com que a propaganda realmente seja uma propaganda e amarre os “fatos” dos dois quadros.

 O homem vestido com um terno sem gravata e todo amassado faz-nos pensar em pessoas mais simples. O que pode-se ligar ao fato de a caneta ser comum, de possuir um designe simples será usado por pessoas simples também.

Apesar de se fazer notar a caneta na propaganda que está sendo analisada nesta prova, na realidade tal iamgem é propaganda mesmo  do aparelho de barbear da Bic. 

( Análise feita por Thais Pacheco para a disciplina "Tecnica de expressão e comunicação visual)

Escrito por

Sou uma pessoa que presta muita atenção aos detalhes. Filmes e conversas sempre me fazem refletir. Presto atenção nas cores que vejo pelo caminho. Sorrio com conversas interessantes que ouço no ônibus. Prezo pela sinceridade, respeito e amor. Amo escutar música, fotografar e comer sorvete e açaí. Gosto muito do meu trabalho: Design e marketing web. Gosto de estar em família e com meus amigos. Mas, Antes de Tudo, Amo a Deus. Todos os dias agradeço por poder viver!

 

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