No último post eu escrevi a seguinte pergunta: Publicidade ou arte? você sabe diferenciar uma da outra?
Ambas imagens são muito parecidas quanto a construção pictórica: ulilizam-se de forma (cores, linhas, traços ,etc...) e conteúdo (idéia). Porém o que muda é a função das duas imagens.
Para ajudar a explicar a diferença de funções das imagens artística para imagens publicitárias, citarei uma parte da minha monografia:
" Enquanto a publicidade está preocupada em vender um produto, a arte está interessada, dentre outras coisas, em passar uma idéia, seja referente a um sentimento, seja a valores da sociedade ou pensamentos." (pag 12)
Além disso, a arte usa uma linguagem, muitas vezes indireta justamente por não ter intenção comercial. Já a publicidade tem que usar uma linguagem direta, imperativa, pois quer vender algo.
Você percebeu como logo de "cara" conseguimos entender o objetivo da imagem da TAM que é o de vender passagens aéreas?
E para que o leitor não tivesse dúvidas quanto a mensagem da publicidade foi usada a frase: TAM voando dos ceus do Brasil para os ceus da Italia.
Já na outra, nos perdemos quanto a real ideia que a imagem quer passar. Tem um monte de produtos industrializados, mas, se fosse uma publicidade, seria a de que? De qual produto? Dos refrigetantes em cima da geladeira, curiosamente colocados no lugar de um eventual pinguim? Ou será que é do doce, ou da carne que deveria estar dentro da geladeira?
Talvez essa imagem quisesse apenas representar a imagem do modelo de vida de uma pessoa em tempos de industrilização, um real retrato de um norte-americano? talvez.
O fato é: esse é uma obra do artista Tom Wesselmann, pertencente ao estilo "Pop-art".
E, só para fazer pensar!
O curioso é que além de possuirem construção pictórica parecidas, publicidade e arte podem ser consideradas propaganda ou não. Sim propaganda! Propaganda não é sinônimo de publicidade como é taxada erronemente por muitas pessoas, propaganda nada mais é do que propagar idéias.
Mas, deixemos esse assunto para um outro dia...
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA (fora dos padrões da ABNT...):
O uso de imagens no ensino de arte e sua contribuição para uma leitura crítica de representações visuais. Monografia de Thais Pacheco , 2009
Ambas imagens são muito parecidas quanto a construção pictórica: ulilizam-se de forma (cores, linhas, traços ,etc...) e conteúdo (idéia). Porém o que muda é a função das duas imagens.
Para ajudar a explicar a diferença de funções das imagens artística para imagens publicitárias, citarei uma parte da minha monografia:
" Enquanto a publicidade está preocupada em vender um produto, a arte está interessada, dentre outras coisas, em passar uma idéia, seja referente a um sentimento, seja a valores da sociedade ou pensamentos." (pag 12)
Além disso, a arte usa uma linguagem, muitas vezes indireta justamente por não ter intenção comercial. Já a publicidade tem que usar uma linguagem direta, imperativa, pois quer vender algo.
Você percebeu como logo de "cara" conseguimos entender o objetivo da imagem da TAM que é o de vender passagens aéreas?
E para que o leitor não tivesse dúvidas quanto a mensagem da publicidade foi usada a frase: TAM voando dos ceus do Brasil para os ceus da Italia.
Já na outra, nos perdemos quanto a real ideia que a imagem quer passar. Tem um monte de produtos industrializados, mas, se fosse uma publicidade, seria a de que? De qual produto? Dos refrigetantes em cima da geladeira, curiosamente colocados no lugar de um eventual pinguim? Ou será que é do doce, ou da carne que deveria estar dentro da geladeira?
Talvez essa imagem quisesse apenas representar a imagem do modelo de vida de uma pessoa em tempos de industrilização, um real retrato de um norte-americano? talvez.
O fato é: esse é uma obra do artista Tom Wesselmann, pertencente ao estilo "Pop-art".
E, só para fazer pensar!
O curioso é que além de possuirem construção pictórica parecidas, publicidade e arte podem ser consideradas propaganda ou não. Sim propaganda! Propaganda não é sinônimo de publicidade como é taxada erronemente por muitas pessoas, propaganda nada mais é do que propagar idéias.
Mas, deixemos esse assunto para um outro dia...
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA (fora dos padrões da ABNT...):
O uso de imagens no ensino de arte e sua contribuição para uma leitura crítica de representações visuais. Monografia de Thais Pacheco , 2009