sábado, 19 de abril de 2014

Análise da propaganda da Dove

sábado, abril 19, 2014

Como prometido há alguns dias no facebook, começo a minha Análise da publicidade da Dove.

Só para lembrar, publicidade não é sinônimo de propaganda, a primeira propaga idéias apenas, a segunda propaga idéias e "vende" alguma coisa.

Tomando a frase acima como base vamos pensar: O que a propaganda da Dove quer vender?
Fácil né? Alguns dirão: um creme de pentear, ou um shampoo... Mas eu digo, ela quer vender o Shampoo, ou condicionador, ou creme de pentear da DOVE.
E como esta publicidade faz para vender o produto da Dove para nós?


a)Utiliza-se da releitura de personagens de desenhos.
b)Utiliza as cores da marca ou a cor complementar.
c)Utiliza a linguagem dos quadrinhos para a expressão visual.
d)Utiliza frases para complementar a imagem.

Falemos de cada uma em separado:
a)Releitura que dizer ler de novo com nossa própria interpretação.
A releitura somente é entendida de fato se quem a vê  conhece a imagem que deu origem a essa releitura. Confuso?
Vamos pensar: os desenhos dos Simpsons, dos The Jetsons, do Scooby Doo e dos Flintstones passavam na TV aberta mais ou menos nos 80, ou seja, quem assistiu a esses desenhos com certeza tem mais de 18 anos hoje. Coincidentemente, ( será?) o público alvo da Dove tem mais de 18 anos ( população feminina economicamente ativa).
A publicidade é engraçada justamente por colocar personagens de desenhos utilizando os produtos da Dove.  E quem vai entender essa releitura feita com os desenhos da década de 80? Acertou! O público que assistia a esse desenhos quando crianças.

b)As cores da marca.
Nas imagens das publicidades da dove são utilizadas sempre as cores azuis, que fazem parte da identidade visual da DOVE, ou a cor contrária ao azul, neste caso o laranja, que fará um contraste com o azul da marca, destacando-a. Desta forma, você associará a cor azul à Dove. Resumindo: Olhou para o azul, pensou Dove!

c)Linguagem de quadrinho.
Esta linha de publicidade da Dove sempre tem dois momentos:
O momento em que a mulher pensa em fazer fazer uma mudança com a Dove, que é representado pelo primeiro quadrinho no qual a mulher faz aquela cara de que precisa mudar algo nela ( isso acontece quase sempre com as mulheres).
E o momento pós experiencia com os produtos Dove. Essa experiencia é bem expressa  no semblante da mulher no segundo quadrinho, em que fica claro a satisfação da mulher em usar os produtos Dove. Basicamente, é aquele momento em que a mulher se sente uma diva! (se alguma mulher estiver lendo este post, vai se identificar! =])

d) E por último as frases, para complementar a publicidade!
É importante observar que sempre há uma frase no imperativo nas publicidades.
-Compre batom! (batom da Garoto)
-Acredite na beleza! ( boticario)
-Viva o lado coca-cola da vida(coca-cola)
-Viva positivamente (coca-cola)
No caso da publicidade da Dove a frase utilizada no imperativo é: Unstick your style. Que podemos entender: Mude o seu estilo!
As frases agregadas à uma imagem publicitária tem a função de enfatizar  a mensagem visual dessa publicidade. Nenhum publicitário vai querer que a mensagem de sua campanha seja subjetiva, pois o que se quer, afinal, é vender o produto. E para isso não pode haver dúvidas por parte do consumidor quanto a mensagem que a publicidade quer passar.

Vamos ver as variantes dessa campanha publicitária da Dove?

A publicidade acima é bem diverdida. A frase utilizada é a seguinte:
New Dove Anti-Frizz Cream, A new movement in hair is here. ( Novo Dove anti-Frizz. Um novo movimento para seu cabelo está aqui.)
Unstick your style. Que podemos entender: Modifique o seu estilo!

A mensagem que a publicidade passa é a seguinte: Se o cabelo da Margin Simpson conseguiu ser domado pela Dove, o meu também pode!

Abaixo segue as variações desta campanha publicitária utilizando outras personagens de desenhos. Que tal fazer a sua própria leitura das imagens?




Gostou do post?Compartilhe, faça comentário! =]

Escrito por

Sou uma pessoa que presta muita atenção aos detalhes. Filmes e conversas sempre me fazem refletir. Presto atenção nas cores que vejo pelo caminho. Sorrio com conversas interessantes que ouço no ônibus. Prezo pela sinceridade, respeito e amor. Amo escutar música, fotografar e comer sorvete e açaí. Gosto muito do meu trabalho: Design e marketing web. Gosto de estar em família e com meus amigos. Mas, Antes de Tudo, Amo a Deus. Todos os dias agradeço por poder viver!

 

© 2013 Olhe, Veja:Enxergue!. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top